quinta-feira, 21 de maio de 2009

EXERCÍCIO FÍSICO X HIPERTENSÃO ARTERIAL


A hipertensão arterial sistémica (HAS) é uma das doenças de maior prevalência no mundo. É a doença que mais provoca outras doenças e mais mortes. Ela é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, medida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão). Para a organização mundial de saúde (OMS) os valores admitidos são: 120 x 80 mmHg, em que a pressão arterial é considerada ótima e 130 x 85 mmHg, sendo considerada limítrofe. Valores pressóricos superiores a 140 x 90mmHg, denotam hipertensão. Algumas das causas da hipertensão são: hereditariedade, a obesidade, o alcoolismo, o estresse e o sedentarismo.
O exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas, resultantes de adaptações autonômicas e hemodinâmicas que vão influenciar o sistema cardiovascular. Diversos estudos demonstraramo seu efeito benéfico sobre a pressão arterial. Sendo a hipertensão arterial sistêmica uma entidade de alta prevalência e elevada morbimortalidade na população, o exercício físico tem importante papel como elemento não medicamentoso para o seu controle ou como auxiliar ao tratamento não farmacológico.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que os indivíduos hipertensos iniciem programas de atividade física regular, desde que submetidos à avaliação clínica prévia. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de 3-6 vezes por semana, em sessões de 30-60 minutos de duração realizados com freqüência cardíaca entre 60-80% freqüência cardíaca máxima ou entre 50-70% do consumo máximo de oxigênio.

Faça exercícios físicos regularmente seu corpo agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário