sexta-feira, 22 de maio de 2009

EXERCÍCIO FÍSICO X DIABETES MELLITUS


O exercício físico é muito importante para a saúde de qualquer pessoa, especialmente para o diabético, porque ajuda a controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue e, também, o peso corporal.
Poucas pessoas praticam exercício físico regularmente e muitas relutam em iniciar, muitas vezes por não saberem o porque e como faze-lo. É importante, assim, esclarecer o indivíduo diabético sobre alguns aspectos de tal prática. Tanto para os indivíduos diabéticos como para os não-diabéticos, os principais benefícios advindos do hábito de fazer exercícios físicos regulares são: melhoria do condicionamento físico (principalmente da capacidade cardiorrespiratória), redução da gordura corporal ,aumento da massa muscular, diminuição do estresse emocional, melhora da auto estima, entre outros .
Além disso, aumento da captação de glicose pelo músculo: durante a atividade física, os músculos captam glicose mais eficientemente, a fim de produzir energia para a contração muscular e garantir os níveis de glicose adequados. A atividade física estimula a produção de insulina, o que é benéfico para o diabético.
Aumento da sensibilidade celular à insulina: a atividade física eleva a sensibilidade celular em 40%, mas com efeito limitado de 2 a 3 dias.
Captação da glicose no período após o exercício: após o término da atividade, a musculatura continua captando glicose de forma mais eficiente. Mas, neste momento, o objetivo não é mais fornecer energia para o trabalho muscular e sim fornecer substratos para recompor o músculo que foi utilizado durante o exercício. Este fenômeno pode ser responsável por hipoglicemias até 48horas após o término da atividade.
Os benefícios especificamente relacionados a diabetes são: diminuição dos níveis de glicemia (açúcar no sangue) e aumento da capacidade do corpo de utiliza-la, aumento da capacidade da insulina na redução dos níveis de glicose no sangue, isso implica a administração de uma menor dose de insulina para quem a toma todos os dias (geralmente, diabetes tipo I), ou um melhor aproveitamento da insulina naqueles diabéticos que produzem esse hormônio mas não conseguem utiliza-lo adequadamente (diabetes tipo II), diminuição do risco de doenças cardíacas, melhora da hipertensão arterial e, em combinação com uma dieta adequada, controle da diabetes tipo II, eliminando, em alguns casos, a necessidade de medicação.
É muito importante saber como realizar os exercícios físicos de forma correta e segura. Através de uma prescrição orientada dos exercícios, o indivíduo verá reduzidas suas chances de contusões, ao mesmo tempo em que estará melhorando sua própria saúde e controle da glicemia, recomendamos a procura de um profissional qualificado (professor de Educação Física), que poderá orientar de forma segura e eficiente o seu programa de exercícios físicos.
Antes de iniciar uma avaliação física e médica criteriosa se faz necessária, para que se possa conhecer o estado inicial de aptidão física, composição corporal (gordura corporal e massa magra) e condições clínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário